4 benefícios da contabilidade por centro de custos para a empresa

Você sabe do que se trata a contabilidade por centro de custos? Esse conceito pode parecer técnico e, por isso, um pouco distante da realidade de muitas organizações. No entanto, a aplicação dessa prática contábil é fundamental para o crescimento das empresas no mercado. Ela ajuda também as companhias a administrarem melhor os recursos financeiros.

Quer saber mais sobre o tema? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é a contabilidade por centro de custos e quais são os tipos existentes, destacaremos os principais benefícios desse procedimento e informaremos quais são os cuidados a serem tomados ao exercer essa prática contábil. Continue a leitura!

O que é a contabilidade por centro de custos?

Quando você analisa os resultados da sua empresa, o que leva em consideração? Você olha somente para os números gerais (receita e despesa) ou consegue ter acesso às informações completas para entender detalhadamente como está o desempenho de cada departamento da empresa e onde é possível fazer ajustes?

Caso você se identifique com o segundo cenário, provavelmente, tem um modelo de contabilidade de centro de custos estabelecido. Por meio dele, é possível verificar o desempenho de cada área e, assim, pensar em maneiras de aperfeiçoá-la e melhorar as decisões tomadas em cada setor.

Dessa forma, a gestão por centro de custos consiste na separação interna da estrutura financeira de uma organização com o intuito de ratear despesas. Essas unidades são utilizadas para associar custos a projetos, departamentos, produtos etc. Esse procedimento possibilita o conhecimento de todas as despesas de forma isolada e isso ajuda na tomada de decisões.

Vale destacar, ainda, que alocar despesas em centros de custos diferentes é uma maneira de fazer a apuração dos resultados individualmente. Dessa forma, cada centro de custo funciona como uma célula ou uma parte da empresa.

Quais são os tipos existentes?

Existem dois tipos de contabilidade por centro de custo. São eles: por produção e por serviço. Na sequência do post, abordaremos detalhadamente sobre ambos. Continue lendo!

Produção

Como o próprio nome já diz, esse centro de custo é bastante útil aos processos produtivos. Isso ocorre porque ajuda no processamento dos produtos. É possível, por exemplo, identificar uma área de montagem como centro de custo de produção.

Serviço

Esse centro de custo ajuda a fornecer uma função de suporte para possibilitar que o outro centro de lucro funcione da melhor forma possível. Um exemplo disso é quando falamos sobre o departamento de Recursos Humanos como centro de custo de serviços, pois o departamento de RH ajuda a permitir que a divisão de vendas gere mais lucros para o negócio.

Quais são os benefícios da contabilidade por centro de custos?

A contabilidade por centro de custos proporciona inúmeras vantagens para as organizações. Entre elas, estão a identificação das áreas que demandam mais investimentos, a possibilidade de divisão de responsabilidades, a redução de custos e a disponibilidade de relatórios. Abordaremos todas essas questões na sequência. Confira! 

Powered by Rock Convert

1. Identificação de áreas que precisam de mais investimentos

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas organizações está relacionada à identificação dos setores que apresentam altos gastos e não geram tanto retorno. Com as despesas contabilizadas por cada segmento, usando os centros de custos de cada atividade, é possível verificar rapidamente todas as informações do setor. Dessa forma, é viável projetar estratégias específicas para esses departamentos.

2. Possibilidade de divisão de responsabilidades

Não é segredo para ninguém que as empresas são formadas por diversos segmentos. Com uma contabilidade efetuada de forma geral, em muitas situações, alguns departamentos ficam muito sobrecarregados pela responsabilidade de gerar lucro.

Porém, quando a contabilidade é feita de maneira separada, ou seja, usando os centros de custos, fica mais fácil dividir as responsabilidades de cada departamento. Com isso, a gestão é otimizada, pois se torna embasada em dados sólidos sobre o que acontece na organização.

3. Diminuição de custos

Com todos os custos identificados, fica mais fácil reduzir, de maneira considerável, os gastos. Isso também vale para os lançamentos contabilizados, pois é possível avaliar item por item. Consequentemente, é viável analisar como cada item interfere no orçamento da empresa.

Depois dessa análise, os gestores podem avaliar outras coisas, como os principais fornecedores, as despesas que mais pesam no orçamento etc. Tudo isso com a intenção de reduzir ainda mais as despesas, mas sem prejudicar a capacidade operacional da companhia.

4. Disponibilidade de relatórios

A contabilidade faz a transformação dos dados em informações. Por isso, ela não é apenas uma questão tributária e contribui para a gestão das empresas, ou seja, é um elemento importante na tomada de decisões. 

Os relatórios contábeis, por exemplo, fornecem informações úteis para as companhias. Entre elas, estão a possibilidade de saber todas as fontes de receitas e despesas. Além disso, é possível verificar os ativos (bens ou direitos) e passivos (obrigações da empresa) existentes. Tudo isso proporciona um melhor controle financeiro e facilita a tomada de decisões.

Quais os cuidados necessários nessa prática contábil?

Como já destacamos, a divisão das responsabilidades operacionais em centro de custos é fundamental para a análise do desempenho em cada setor da empresa. No entanto, é muito importante ter cuidado para não criar um centro de custos sem necessidade. Vale destacar que, em excesso, os centros de custos podem acarretar diversos erros de lançamentos e, consequentemente, afetar o resultado da empresa e aumentar o retrabalho.

Essa tarefa realmente não é fácil. Por isso, é muito importante contar com empresas especializadas no assunto, como a RM Consult. Somos especialistas em consultoria de finanças e desempenho empresarial, compliance tributário e outsourcing. Contamos com profissionais experientes, preparados e que estão prontos para ajudá-lo a atender às necessidades do seu negócio. 

A contabilidade por centro de custos é uma prática muito importante nas empresas, pois possibilita a identificação detalhada das despesas. Dessa forma, é possível pensar em medidas que possam, ao mesmo tempo, diminuir os gastos e otimizar a capacidade operacional da companhia. Considerando todos esses benefícios, vale muito a pena implementar essa prática no seu negócio.

Gostou deste post sobre contabilidade por centro de custos? Conheça o nosso site, veja os serviços que oferecemos a você e como podemos ajudar o seu negócio.

× Como posso te ajudar?