O que é e qual a importância do Controller na gestão empresarial

Você sabe qual é o papel do Controller na gestão empresarial? Esse é um cargo que ocupa posições centrais dentro das organizações, já que aumenta a segurança das escolhas feitas pelos gestores. Em um mercado cuja competição é cada vez mais acirrada, entender as funções desse profissional contribui para que seu negócio possa se diferenciar no mercado.

Ao longo deste artigo, explicamos o que é exatamente é a função do Controller, como ele atua, quais são as suas responsabilidades dentro da empresa, bem como quais são as competências que devem ser buscadas nesses profissionais. Confira a leitura!

O que é Controller e como esse profissional atua?

Também conhecido como controlador ou gerente de controladoria, o Controller é o colaborador responsável pelas atividades financeiras e por exercer a contabilidade gerencial dentro da empresa. Sua função vai além do simples cálculo do tributo e fornecimento de informações que impactam diretamente na tomada de decisões do negócio.

Esse profissional é encarregado de aglomerar e analisar todos os dados contábeis, econômicos e financeiros que servirão como base para elaboração de planos e desenvolvimento de ações. Na prática, ele trabalha com relatórios e planejamentos financeiros, estratégicos e tributários, aumento de parcerias comerciais do negócio.

Quais são as responsabilidades do controller na gestão empresarial?

De forma geral, o Controller atua no gerenciamento das funções administrativas de uma função. Veja a seguir alguns exemplos de responsabilidades essenciais desse profissional.

Prestar assessoria financeira e executiva

O profissional atua como um assessor ao departamento financeiro e aos líderes da empresa. Ele utiliza sua experiência e as informações adquiridas ao realizar pesquisas ou análises para impulsionar o crescimento econômico da empresa. Alguns exemplos de ações exercidas são:

  • recomendar decisões baseadas no dados financeiros do negócio;
  • fornecer feedback sobre decisões orçamentárias;
  • ajudar os gestores a tomar decisões financeiras mais vantajosas.

Fazer análises e previsões

O controlador também realiza regularmente análises financeiras, orçamentos empresariais, previsões econômicas ou de vendas etc. Isso permite que ele identifique riscos e recomende ações que os minimizem, trazendo maior segurança para a empresa a longo prazo.

Ele realiza isso por meio de análise de vendas e dados financeiros, bem como pelo histórico e desempenho geral da empresa.

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Realizar regularização perante o poder público

Outra função do Controller é a de acompanhar mudanças legislativas que possam impactar a tributação ou operações do negócio.

Isso permite que a empresa se mantenha sempre regular perante o governo, garantindo o cumprimento da lei, a obtenção de licenças e alvarás necessárias, fazer os registros, entre outros requisitos exigidos pela lei.

Por meio do estudo das futuras legislações, o profissional também adapta a organização para eventuais mudanças econômicas, consistindo em outra forma de garantir a continuidade do negócio a longo prazo.

Executar análises financeiras

Como o controlador é responsável por monitorar a condição financeira da empresa, ele trabalha em conjunto aos auditores externos para garantir que os padrões adequados dos relatórios sejam utilizados.

Ele também acompanha, reforça e monitora o controle interno sobre as análises financeiras, graças a seu trabalho os relatórios trazem mais informações claras, objetivas e reais sobre o negócio, melhorando a tomada de decisões.

Quais são as competências essenciais para um Controller?

Como o trabalho do Controller é bastante amplo e complexo, é necessário que o profissional tenha conhecimento em diversas áreas. Algumas das competências essenciais do profissional são:

  • experiência e conhecimento aprofundado em contabilidade, finanças, tributário e modelagem financeira;
  • habilidades de gestão;
  • ter proficiência no uso do pacote Office;
  • MBA ou experiência em empresas de grande porte;
  • proficiência em outra língua, como o inglês;
  • formação acadêmica na área de gestão e administração, como ciências contábeis ou administração de empresas.

São inúmeras as atribuições do Controller na gestão empresarial, tratando-se de um profissional relevante para melhorar a tomada de decisões pelos gestores. Porém, esse é um cargo que exige conhecimento multidisciplinar e muita experiência, podendo ser difícil encontrar profissionais qualificados o suficiente para ocupá-lo.

E aí, gostou do post? Então confira nosso artigo e entenda como fazer uma gestão de riscos mais eficiente, para uma maior segurança ao seu negócio.

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