Entenda como funciona e quais as vantagens da Consultoria contábil

A contabilidade é uma atividade imprescindível para empresas de qualquer tamanho. No entanto, nem sempre os gestores têm o conhecimento técnico necessário para administrar o setor contábil do empreendimento. Assim, uma boa consultoria contábil é a chave para manter o negócio regularizado e dar apoio nas decisões estratégicas para alcançar resultados mais vantajosos.

Se você quer garantir a sustentabilidade do seu negócio e se destacar no mercado, então está no lugar certo. Aqui explicamos o que é uma consultoria contábil, como ela funciona, quais são as principais vantagens do serviço e, no fim, como escolher a assessoria ideal para satisfazer as suas necessidades! Boa leitura!

O que é uma consultoria contábil e como funciona o serviço?

Uma consultoria contábil tem como finalidade a apuração de carências contábeis e financeiras de uma empresa por meio de diagnósticos e processos. Os profissionais identificam dificuldades, sugerem soluções e implementam melhorias.

A consultoria contábil na área societária avalia as leis relacionadas à constituição das sociedades e adequa os processos internos às exigências legais, o que torna a organização regular perante à legislação e evita problemas com o Fisco.

Além disso, os consultores apresentam de forma idônea e clara a situação financeira da empresa na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), no Balanço Patrimonial (BP) e outras demonstrações exigidas pela legislação, tudo conforme a norma internacional de contabilidade, a IFRS.

Esse tipo de serviço é importante tanto para o público externo, como governo, parceiros, investidores, entre outros, quanto para a gestão interna da empresa, pois com os dados fornecidos os gestores terão uma visibilidade maior do desempenho da organização, melhorando a elaboração de planejamentos e a tomada de decisões.

Isso impacta diretamente o faturamento e a lucratividade do negócio. Por essa razão, há um impulsionamento no desenvolvimento da empresa que aproveita esse serviço. Como a competitividade no Brasil é cada vez mais acirrada, assim como o mundo cada vez mais globalizado, é essencial que o empreendedor utilize todas as ferramentas possíveis de forma inteligente para criar vantagens no mercado.

Quais são os principais benefícios de contratar uma consultoria contábil?

Os benefícios de contratar uma consultoria contábil são amplos e envolvem diversos aspectos da empresa. Mas para aproveitá-los, é preciso que a companhia mantenha uma excelente rotina de comunicação com os consultores. Dessa forma, eles conseguem identificar mais pontos de correção e podem acompanhar de perto as mudanças no negócio. Confira as vantagens do serviço a seguir.

Planejamento tributário

Trata-se de um conjunto de estratégias que reduz a carga tributária da empresa de forma completamente legal. Esse tipo de planejamento tem três objetivos básicos:

  • evitar a incidência de um tributo: alterar a forma de realizar o serviço, a composição do tributo ou o local onde se faz uma transação para evitar o pagamento de um tributo;
  • reduzir o valor do recolhimento: diminui o quanto se deve pagar de um tributo;
  • retardar a obrigação: adia o pagamento sem a incidência de multas.

Outro aspecto importante consiste na escolha do regime tributário ideal para o negócio. As diferenças entre eles são impactantes, pois alteram a forma de cálculo e recolhimento de tributos importantes, como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social do Lucro Líquido (CSLL). São eles:

  • lucro real: obrigatório para empresas cujo faturamento anual é acima de R$ 78 milhões e com atividades ligadas a serviço de crédito. Esse é o regime mais oneroso;
  • lucro presumido: a lei presume que parte da receita é destinada aos lucros com base em uma tabela legal, que varia conforme a atividade da empresa;
  • simples nacional: exclusivo para empresas de pequeno porte e microempresas, tem alíquotas reduzidas e forma de declaração simplificada.

Não há um regime mais vantajoso que o outro, é preciso a análise de um consultor contábil para estudar a empresa, fazer simulações e identificar o mais conveniente para os negócios.

Powered by Rock Convert

Redução de custos e aumento dos lucros

Os custos consistem em todo valor que incide e afeta diretamente no preço de aquisição de um produto ou serviço. Em outras palavras, é o gasto econômico que representa a fabricação do produto ou prestação do serviço.

É comum que entidades tenham custos desnecessários ou que possam ser reduzidos sem impactar negativamente os processos da empresa. Primeiro, essa conta pode ser divida em:

  • custos fixos: são regulares e não variam conforme a produção, como o aluguel do estabelecimento;
  • custos variáveis: se alteram conforme a produção de bens e a prestação de serviços. São a mão de obra, a matéria-prima etc.;
  • custos diretos: facilmente identificados na produção, como o valor dos materiais;
  • custos indiretos: são os custos rateados em cada venda, como energia elétrica, água etc.

Com a consultoria contábil, os profissionais avaliam essa estrutura para ver se ela é adequada para o montante de receita percebida. Eles identificam pontos de melhoria em que pode haver economia.

Know-how externo

Know-how significa “saber fazer” em inglês, é importante que ele seja externo pelo fato de que muitas vezes a empresa não consegue identificar seus próprios problemas. Além disso, os consultores externos têm contato com outras empresas e, portanto, outros problemas e desafios. Isso confere mais prática e conhecimento sobre a questão.

Essa ampla experiência na área faz com que eles saibam o que fazer em cada situação encontrada. Diante disso, eles aprimoraram suas técnicas e melhoram cada vez mais o serviço de consultoria.

Melhora dos processos internos da empresa

Um dos principais benefícios da consultoria contábil consiste no aprimoramento dos processos internos da companhia, principalmente os controles financeiros, já que a contabilidade é mais uma ferramenta de controle e de informação para tomada de decisão.

Com o suporte dos especialistas, o cumprimento das prestações acessórias serão realizadas conforme as exigências da lei e de forma otimizada, o que aumenta a performance do setor e minimiza perdas decorrentes de erros.

Como escolher a consultoria contábil ideal para o negócio?

Não é qualquer serviço de consultoria contábil que pode satisfazer as necessidades do seu negócio. É importante que sejam estudadas as qualidades da empresa, bem como que ela ofereça serviços completos e relevantes para o crescimento do seu negócio. Algumas das características fundamentais são:

  • especializada: na área contábil, tributária e trabalhista;
  • moderna: apresente site bem estruturado, serviço de newsletter, canais de comunicação digitais (para rápida comunicação);
  • consultoria em finanças: aprimoram os processos relacionados às finanças da empresa, e o aumento de seus lucros;
  • performance empresarial: monitora o desempenho da empresa no mercado, aplicando melhorias no seu desenvolvimento;
  • compliance tributário: adequação do negócio à legislação tributária, o que reduz chances de multas onerosas e outras penalidades pelo Fisco;
  • governança corporativa: conjunto de processos que visam melhorar o retorno sobre os investimentos.

Como você pôde perceber, a consultoria contábil é fundamental para garantir a sobrevivência do seu negócio a longo prazo, e a contratação de uma boa empresa pode ser a solução para que sua companhia se erga no mercado e se destaque perante os concorrentes.

Nosso artigo foi esclarecedor para você? Precisa de uma assessoria e mais dúvidas surgiram? Então, entre em contato conosco e conheça melhor nossos serviços de consultoria para aproveitar todos esses benefícios aqui apresentados!