Você sabe qual é o papel do planejamento estratégico de uma empresa?

O planejamento estratégico de uma empresa é uma ferramenta serve como base para a tomada de decisões de todos os gestores. Sem ele a entidade não conseguirá atingir seus objetivos nem garantir o seu desenvolvimento no mercado.

Entretanto, muitos empreendedores desconhecem esse planejamento ou não sabem como utilizá-lo a favor do negócio, prejudicando a sua gestão. Elaboramos este conteúdo para que você consiga utilizar esse instrumento de forma inteligente a favor da sua empresa. Confira!

O conceito de planejamento estratégico

Basicamente, o planejamento estratégico se trata de um aglomerado de medidas que prevê como deve ser o funcionamento da empresa e a atuação dos seus colaboradores para que o sucesso desejado seja alcançado. Seu objetivo principal é o de servir como base para qualquer tomada de decisão dentro de uma organização.

O planejamento estratégico não tem um modelo único a ser seguido. É uma tarefa bastante complexa e deve ser elaborada a partir de um trabalho em conjunto de empreendedores, gestores, e consultores empresariais.

A importância de elaborar esse planejamento

Sem esse planejamento o gestor ficará desnorteado em momentos que deve tomar decisões relevantes para o negócio. Isso acontece pelo fato de essa ferramenta incluir um grande número de informações sobre a empresa, como objetivos, metas, indicadores, posicionamento, suas forças, fraquezas, oportunidades, ameaças e mais.

Quando o gestor se baseia no planejamento estratégico, ele decide com mais precisão a repeito de projetos de expansão, de qual indicador usar para medir seus resultados, de como precificar seus produtos e serviços e de quais problemas internos devem ser superados, entre outras deliberações importantes.

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O funcionamento do planejamento estratégico de uma empresa

Para que o planejamento estratégico cumpra sua finalidade, é importante que ele seja elaborado de acordo com as peculiaridades de cada empresa, o que pode ser feito respondendo determinadas perguntas. Veja algumas abaixo.

Onde a empresa está?

Trata-se de um diagnóstico da empresa, que pode ser feito aplicando a estratégia da matriz SWOT ou FOFA. Entenda o que significa essas siglas:

  • F — forças: pontos fortes e internos da empresa;
  • O — oportunidades: situações externas que vantajosas;
  • F — fraquezas: fragilidades internas da organização;
  • A — ameaças: riscos externos que prejudicarão a empresa.

Para onde a empresa quer ir?

São os objetivos gerais e as metas da empresa. É crucial que eles sejam bem pensados e atingíveis.

De forma ela chegará lá?

Elabore um plano que traga de forma detalhada como as metas e os objetivos serão atingidos no campo prático. Isso pode ser feito com construção de planos de ação adequados.

A ligação do plano de ação com o planejamento estratégico

Também chamado de plano de trabalho ou atividades, o plano de ação é um dos elementos que compõe os planejamentos estratégicos. O seu objetivo é o de tracejar quais ações devem ser tomadas para atingir metas ou solucionar problemas. Ele deve ser feito observando os princípios da empresa e, geralmente, inclui componentes como:

  • principais objetivos a serem conquistados com o plano de ação;
  • lista de atividades que devem ser executadas;
  • data de início e fim para cada atividade;
  • colaborador responsável por atividade;
  • o que se pretende alcançar com cada atividade e ação a ser executada;
  • orçamento para cada ação;
  • possíveis riscos nas atividades e respectivos planos de contingência.

O gestor que entende o objetivo do planejamento estratégico de uma empresa e sabe como utilizá-lo de forma inteligente consegue melhorar a sua tomada de decisões para atingir os seus objetivos e desenvolver seus negócios.

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