Algumas corporações têm como remuneração um modelo variável, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR),que distribui os lucros entre os colaboradores. Afinal, se a empresa atingiu determinada meta, teve contribuição de diferentes profissionais.
Logo, contar com esse método de remuneração pode ajudar na motivação, satisfação e consequentemente, na produtividade da equipe. Isso porque os membros se sentem valorizados por contribuírem diretamente com os resultados do negócio.
Ainda assim, calcular a Participação nos Lucros e Resultados nem sempre é simples, além de exigir cautela para não errar na distribuição de valor. Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer o que é PLR, quando é pago, como calcular e muito mais. Confira!
O que é Participação nos Lucros e Resultados (PLR)?
Conforme mencionado, a sigla refere-se a uma bonificação concedida ao time empresarial após a conquista de uma meta estipulada. Ela pode ser definida para toda empresa, tendo um prazo estabelecido. Assim, caso o objetivo seja concretizado, um valor é distribuído aos colaboradores.
E ainda, a PLR pode envolver apenas uma área específica, como a de vendas, ou determinados colaboradores. Nesse caso, o pagamento da premiação é condicionado ao resultado desse grupo previamente estipulado.
Como a Participação nos Lucros e Resultados funciona na prática?
A PLR pode ser paga uma vez ao ano ou a cada semestre, depende do que foi colocado no contrato dos colaboradores. Quer dizer, não existe uma norma quanto a data de pagamento dessa bonificação, contanto que ela ocorra, caso a meta previamente estipulada seja atingida.
Além disso, a forma de pagamento da PLR também é variável e flexível. Uma das metodologias mais comuns é individual ou por setor, em que o percentual pago varia conforme o lucro da empresa. Outra alternativa é o pagamento para toda empresa. Nesse caso, o valor é o mesmo para todos os funcionários, seja qual for a participação individual.
Qual é a diferença entre PLR e PPR?
No caso da PLR, a bonificação é oferecida conforme o lucro da organização. Na sigla PPR (Plano Poupança Reforma),o percentual distribuído entre a equipe considera as metas e os objetivos alcançados. Isto é, estes últimos podem ser alcançados sem necessariamente a empresa elevar o lucro. De todo modo, PLR e PPR são benéficas para aumentar a motivação dos colaboradores e diminuir a rotatividade.
Como calcular a PLR?
Não existe uma regra para estipular esse cálculo, já que PLR ocorre a partir de um acordo entre empregado e empregador. Contudo, a legislação brasileira sugere alguns critérios para negociação, como índice de produtividade, prazo, resultado e programas de metas.
Por exemplo, imagine que o pagamento é por setor ou colaborador e um deles falta, pelo menos, cinco vezes ao ano sem justificativa. Então, a empresa pode descontar um percentual na PLR a ser paga para o colaborador.
Percebeu como funciona a Participação nos Lucros e Resultados? É importante esclarecer que ela não substitui salário, atuando apenas como benefício. E ainda, saiba que ela incide sobre o Imposto de Renda (IR) do colaborador.
Você ficou com alguma dúvida sobre PLR e/ou quer saber mais a respeito do assunto? Compartilhe um comentário conosco. Vamos ajudar no que for preciso!