As startups são empresas que têm particularidades, especialmente em razão do potencial de crescimento acelerado e do uso de tecnologias como base para o desenvolvimento dos produtos e serviços.
Desempenhando um papel relevante na economia, hoje, elas são vistas como fundamentais no cenário da inovação, impulsionando o desenvolvimento e competitividade em diferentes setores do mercado.
A contabilidade para startups é uma área relevante no contexto de crescimento desses negócios, a medida que garante o cumprimento das obrigações e adequação às demandas fiscais, tributárias e contábeis.
Conheça as principais características da startup
As startups se diferenciam das empresas tradicionais por diversas razões. O modelo de negócios é o primeiro aspecto que destaca esse tipo de empresa, já que elas têm mudanças frequentes em seu modelo e um alto grau de riscos e incerteza.
Sendo o futuro de uma startup incerto, a contabilidade surge como uma área que ajuda a gerenciar os riscos e tomar decisões estratégicas. Porém, para garantir a adequação, é necessário que o profissional contábil seja flexível e adaptável às mudanças frequentes no modelo de negócio.
Com recursos financeiros limitados e necessidade de investimentos, a contabilidade desempenha um papel relevante à medida que auxilia na otimização do uso dos recursos financeiros, e ajuda a atrair investimentos.
A importância da contabilidade para startups
A contabilidade é fundamental para o sucesso das startups, ao trazer conhecimento técnico especializado que qualifica o processo de gestão de riscos, garante adequação tributária, o cumprimento de obrigações acessórias, a atração de investimentos e a melhora da gestão financeira.
Contabilidade para startups na prática
Para entender como funciona a contabilidade para startups, primeiro você precisa conhecer a atividade contábil de uma forma ampla. O objetivo principal está em fornecer informações que serão úteis para a empresa e também agentes externos como bancos, investidores e órgãos governamentais e de regulamentação.
O que diferencia a contabilidade das startups é o alto grau de risco das operações, como são empresas que atuam com um potencial de risco mais alto a forma como a contabilidade mensura os ativos e passivos também diferente. Adiante, exploraremos em mais detalhes essas diferenças.
Antes, vale conhecer algumas das atividades executadas por escritórios contábeis no contexto de uma startup podem variar conforme as particularidades e a dinâmica de cada negócio. Em geral, contempla ações como:
- registro de todas as transações financeiras, receitas, despesas, investimentos, etc;
- elaboração de relatórios financeiros e demonstrações contábeis como o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício;
- cumprimento das obrigações fiscais, incluindo o pagamento de impostos e entrega de declarações;
- gestão do fluxo de caixa, com o acompanhamento de todas as entradas e saídas de recursos;
- cálculo de indicadores de desempenho que permitem analisar a saúde financeira da empresa; e,
- consultoria especializada que oferece suporte técnico para a tomada de decisões e gestão do negócio.
Diferenças entre a contabilidade para startups e tradicional
As startups são empresas que têm uma série de particularidades. A fase de ideação do projeto é um exemplo claro e que impacta diretamente no trabalho da contabilidade.
Superada a fase de ideação, a empresa já tem um produto mínimo viável e essa é a fase que antecede a busca por investidores junto ao mercado. Para que esses investidores apliquem no projeto, o produto precisa: ser financeiramente viável, escalável e com potencial para trazer o retorno financeiro esperado.
E é justamente aqui que está uma dos papéis da contabilidade. Superada essa fase, os investidores exigem que as informações financeiras das startups seja evidenciadas de forma segura por meio da contabilidade. neste sentido, a contabilidade tem um papel chave na atração de investidores qualificados.
Isso significa que, em termos práticos, a contabilidade para startups vai além do cumprimento das obrigações fiscais, focando na gestão financeira e estratégica da empresa. Somado a isso, ela utiliza ferramentas tecnológicas para automatizar tarefas e facilitar o acesso à informação.
O suporte contábil para startups é mais flexível, em razão da necessidade de adaptabilidade às mudanças frequentes no modelo de negócio da empresa. Em muitos casos, o custo deste tipo de assessoria é mais acessível do que a contabilidade tradicional.
Como você pode ver, a contabilidade é um dos pilares para o sucesso das startups. Uma boa gestão contábil ajuda a minimizar os riscos, tomar decisões estratégicas, cumprir as obrigações fiscais e atrair investimentos.
Gostou de conhecer mais sobre contabilidade para startups? Nos siga no instagram e fique por dentro de outras dicas e conteúdos sobre contabilidade e gestão.