É indiscutível que a empresa precisa manter controle sobre as contas para garantir a saúde financeira do negócio e, ainda, para manter o compliance. Existem diferentes ferramentas de gestão empresarial. Elas fornecem relatórios contábeis que apresentam dados relevantes sobre as finanças e outros aspectos do negócio.
Algumas ferramentas são mais conhecidas que outras. O balanço patrimonial, por exemplo, é muito conhecido. Mas você conhece a demonstração das mutações do patrimônio líquido? Seja qual for sua resposta, leia nosso post e amplie seus conhecimentos de administração!
O que é demonstração das mutações do patrimônio líquido?
A demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) é um relatório de contabilidade que oferece aos gestores e sócios informações sobre mudanças ocorridas no patrimônio líquido durante um período específico.
Patrimônio líquido é a soma de todos os recursos próprios da empresa, cuja fórmula de obtenção é PL = B + D – O, onde:
- PL é o patrimônio líquido;
- B representa os bens;
- D representa os direitos;
- O representa as obrigações.
Como a DMPL funciona e quais são seus objetivos?
A empresa verifica seus lucros por meio do exercício contábil. Uma parcela do valor compõe os dividendos, sendo distribuída entre os sócios. O restante dos lucros continua na empresa na forma de lucros acumulados.
A demonstração das mutações do patrimônio líquido permite a compreensão do que ocorreu com os lucros acumulados. Ela serve, dessa forma, para esclarecer os sócios sobre o destino dos recursos da empresa e sobre os resultados alcançados. Podemos citar como principais funções da DMPL:
- acompanhar a evolução do patrimônio da empresa;
- acompanhar a influência do patrimônio no mercado;
- definir estratégias para otimizar o crescimento da organização.
Quais são os pontos que a DMPL deve considerar?
A DMPL consiste, de maneira resumida, na apresentação do capital, da reserva de capital, das reservas de lucro e de reavaliação, das ações da tesouraria e dos prejuízos e lucros acumulados. São informações registradas nas fichas de razão de cada uma dessas contas. A demonstração considera, portanto, os pontos a seguir:
- saldos do começo do período;
- acréscimo de capital;
- compensação de prejuízos;
- ajustes feitos em exercícios anteriores;
- distribuição de lucros;
- destino do lucro líquido no exercício;
- reavaliação dos ativos;
- resultado líquido do exercício;
- redução de capital;
- transferências/reversões de reservas e lucros;
- saldos ao final do exercício.
Como é o modelo de DMPL?
Para envolver todos os segmentos dos recursos, é comum dividir o modelo de demonstração das mutações do patrimônio líquido em:
- reservas de capital: são saldos de dinheiro que não podem ser distribuídos entre os sócios e investidores, sendo assim integrados ao capital social ou sendo compensados como lucros acumulados;
- reserva de lucro: são reservas constituídas conforme o destino dado ao lucro líquido, definidas pela assembleia de acionistas e pela administração;
- lucro/prejuízo acumulado: refere-se à participação dos acionistas, ou seja, ao lucro mínimo a que têm direito ou ao prejuízo a que podem ficar sujeitos.
Qual é o passo a passo para calcular a DMPL?
Para calcular a demonstração das mutações do patrimônio líquido, é possível seguir um passo a passo que facilita o processo.
Crie o modelo da DMPL em uma planilha. As linhas da planilha devem ser preenchidas com os dados citados em “Quais são os pontos que a DMPL deve considerar?”. As colunas da planilha, por sua vez, devem ser preenchidas com os dados descritos em “Como é o modelo de DMPL?”, ou seja, reservas de capital, reserva de lucro e lucro/prejuízo acumulado. Depois:
- acrescente os saldos de abertura: nas linhas certas da planilha, coloque os saldos de cada conta na data do balanço final do exercício precedente e depois some os valores;
- adicione as variações que aconteceram nas contas: some ou subtraia todas as movimentações financeiras que ocorreram em cada conta;
- totalize os valores: é preciso calcular o total dos valores por linha e por coluna da planilha.
Para evitar correr o risco de errar na elaboração da planilha ou nos cálculos da demonstração das mutações do patrimônio líquido, o ideal é contar com a ajuda de um escritório de contabilidade como RM Consult.
Somos especializados em prestar serviços contábeis, fiscais e financeiros. Podemos ajudar você a calcular a DMPL e outras demonstrações de sua empresa. Converse com nosso time e agende uma reunião!