Não é raro encontrar empresas com alguma dificuldade na hora de fazer sua análise financeira. Isso porque se trata de um instrumento de avaliação e planejamento complexo, principalmente por envolver aspectos tanto de contabilidade quanto de estatística.
Para além dos números, questões técnicas, operacionais e legais também influenciam sua realização, exigindo um conhecimento especializado para se obter o melhor panorama da saúde de um negócio. Ainda mais diante das ações e decisões que devem decorrer desse estudo.
Confira a seguir a importância de buscar efetividade nesse processo e muito mais!
Como ocorre o processo de análise financeira?
A análise financeira engloba todo processo de compreensão do quadro econômico e contábil de um negócio. Conceitualmente, trata-se de um instrumento de estudo e avaliação. Portanto, exige a aplicação de ferramentas, técnicas e conhecimentos para auferir a capacidade de uma empresa de gerar resultados.
Desempenho, estabilidade e viabilidade de cenários tanto no curto quanto no longo prazo são considerados em projeções ou por meio de indicadores. Assim, o primeiro passo é levantar dados e fazer cruzamentos entre eles que exponham discrepâncias, relações, significados etc., para aspectos como:
- custos e despesas;
- preço, faturamento, margem e lucro;
- tendências, rentabilidade e lucratividade;
- fluxo de caixa, liquidez e endividamento;
Diante disso, o empreendimento pode traçar planos, agindo para aproveitar fatores favoráveis ou evitar situações ruins, ampliando as probabilidades de se manter competitivo frente ao mercado.
Qual a importância dessa prática?
Fazer uma análise financeira efetiva e realista é fundamental para evitar erros gerenciais que podem, até mesmo, inviabilizar o negócio. Afinal, a performance nesse quesito afeta a capacidade de arcar com os compromissos e investir.
Dessa forma, tal instrumento se torna um quadro que indica para onde devem ser direcionados os esforços. A começar por criar condições internas que assegurem meios para o empreendimento reagir a cenários externos desfavoráveis.
Na prática, serve para identificar padrões que geram risco, eliminar a má gestão e visualizar tendências, facilitando tanto a tomada de decisão eficiente e tempestiva quanto a organização de reservas, fluxos de caixa, planejamento, capital de giro, entre outras medidas da empresa.
Como a RM Consult pode ajudar?
Contar com o apoio de profissionais da área de contabilidade auxilia na realização de uma análise financeira efetiva de diversas formas. A primeira envolve seu papel na escrituração contábil e nas movimentações monetárias diárias.
Para além disso, são eles que podem orientar sobre as melhores opções nesse quesito, chamando atenção para oportunidades que a legislação tributária apresenta ou para as práticas corretas que o negócio deve adotar.
Nesse cenário, os serviços da RM Consult contemplam essas atividades, incluindo a análise de processos financeiros. Mais que isso, somos uma organização que oferece informação segura e confiável para guiar os clientes.
Além disso, nossa consultoria, que contempla finanças, compliance e performance, é um diferencial para os empreendedores superarem quaisquer dificuldades na hora de efetuar tal avaliação.
Está evidente que a análise financeira é um importante instrumento para a gestão. Com ela, os planos, as decisões e as ações do negócio se tornam mais eficientes, minimizando riscos. Portanto, é preciso atuar para que esse estudo seja cada dia mais completo e acertado.
Os serviços da Rocha & Montarroyos Consult podem ajudar nisso. Entre em contato e comece hoje mesmo a contar com nossos diferenciais!