Criar uma rede de contatos profissional é uma prática altamente recomendada. Independente da área em que você atua ou da posição ocupada em uma empresa, é recomendado saber como fazer networking e usufruir dos benefícios que ele pode trazer.
Neste post, trouxemos algumas dicas práticas voltadas para o networking no ambiente corporativo. Confira sugestões de iniciativas que vão auxiliar nas suas relações profissionais, na troca de informações e experiências e na criação de oportunidades de negócios.
Apareça
Estar presente pode parecer uma sugestão um pouco vaga. Afinal, estar presente em que lugar?
Com o avanço da tecnologia e o crescimento das mídias sociais, as redes sociais profissionais ganharam espaço, oportunizando a manutenção e estreitamento de relações no âmbito do trabalho.
Por isso, a primeira dica é: mantenha suas redes atualizadas, interaja com os seus contatos e aproveite esses ambientes para encontrar pessoas com quem você já trabalhou, conhecer outros profissionais da sua área e construir relacionamentos.
Comunique-se
Não é possível fazer networking sem comunicação. Existem pessoas, com um perfil mais comunicativo do que outras, independente do local em que você se encontra, vale a pena o “esforço” de se comunicar.
Dentro do ambiente de trabalho, a comunicação ajuda a criar confiança e estreitar laços. Fora da empresa, a comunicação ajuda a conhecer novas pessoas, aprender e, em alguns casos, criar oportunidades para fechar novos negócios.
Vamos imaginar um exemplo prático? Suponha que você tem contato com um profissional de consultoria que realizou o planejamento tributário da sua empresa. Esse profissional tem vários contatos em outras áreas e um conhecimento vasto a respeito de temas importantes para o seu negócio.
Comunicar-se de maneira eficiente e firmar laços com esse profissional só tem a trazer benefícios, para você e para ele. Por isso, não tenha medo de conversar e conhecer mais a respeito das pessoas com que você trabalha.
Valorize todas as suas relações profissionais
Todas as pessoas que passam pela sua vida profissional são importantes. Um dos erros mais comuns da maioria das pessoas está em desvalorizar determinadas figuras em razão da sua posição hierárquica.
Converse com os colegas, prestadores de serviço, clientes e superiores com a mesma disposição e interesse em ajudar e aprender. Existem grandes chances de você reencontrar esse profissional do futuro e provavelmente ele nunca esquecerá de você.
Troque conhecimento sempre que puder
A troca de conhecimento deve ser uma prática rotineira. Converse com as pessoas, não tenha medo de questionar ou receio de compartilhar o seu conhecimento.
Para construir relações duradouras e genuínas é necessário haver uma troca. De uma maneira geral, a sua rede profissional é composta por muitas pessoas que compartilham os mesmos interesses. Aproveite essa oportunidade para trocar conhecimento e se autodesenvolver.
Provavelmente você já ouviu histórias de pessoas que conseguiram bons empregos e oportunidades graças ao bom trabalho que realizaram e aos contatos que fizeram ao longo de sua carreira.
Quer saber como colocar tudo isso em prática? Participe de eventos corporativos, invista na sua formação profissional fazendo cursos e especializações, seja uma pessoa interessante, compartilhe ideias, esteja sempre bem informado, não fale mal dos outros, seja honesto e verdadeiro e tenha interesse real pelas pessoas.
Do ponto de vista das empresas, essa prática contribui para a captação de talentos e o fechamento de novos negócios. Por isso, tanto os gestores quanto os colaboradores devem ser incentivados a realizar networking constantemente.
Gostou das nossas dicas sobre como fazer networking? Aproveite e siga a gente nas redes sociais — Instagram e LinkedIn — e fique por dentro de outras dicas e conteúdos sobre negócios.