Rocha & Montarroyos ConsultRocha & Montarroyos Consult
  • Home
  • Sobre a RM
  • Serviços
    • BPO Contábil e Tributário
    • BPO de Folha de Pagamento
    • Soluções Tributárias
    • Controladoria Financeira Aplicada aos Negócios (CFN)
    • Soluções para o Agro
  • Blog
SOLICITAR PROPOSTA

5 boas práticas para otimizar a gestão de folha de pagamento

Rocha & Montarroyos Consult
Compartilhe

5 boas práticas para otimizar a gestão de folha de pagamento

21/02/2022 by remconsult in Gestão Empresarial

5 boas práticas para otimizar a gestão de folha de pagamento
Rocha & Montarroyos Consult

A gestão de folha de pagamento é uma estratégia que deve ser muito bem desenvolvida dentro das empresas. Ela facilita o processo de pagamento dos seus colaboradores, auxilia no o controle desses gastos e também evita que o setor responsável cometa erro nos procedimentos internos.

 

Eventuais falhas no setor de recursos humanos podem gerar problemas na justiça do trabalho, causando prejuízos financeiros para a empresa além de muito transtorno e dores de cabeça. Por isso, é fundamental que você invista nesse tipo de gestão.

 

A boa notícia é que fazer isso é muito simples e nós vamos ajudar com 5 dicas práticas e fáceis de serem implementadas. Acompanhe!

 

1. Padronize a conta para pagamento

O primeiro passo é buscar a padronização para a conta de pagamento. Ou seja, é necessário que você dedique uma conta bancária exclusiva para arcar com os custos do seu pessoal. Nela, além do pagamento dos salários, também devem constar os recolhimentos de tributos trabalhistas e os gastos com rescisões.

 

2. Melhore o controle das horas trabalhadas

Outro ponto que você deve se atentar na gestão da folha de pagamento é no controle de horas trabalhadas. Esse elemento é um dos pontos que os empresários costumam errar muito e também tendem a gerar diversas reclamações trabalhistas.

 

Portanto, é fundamental que você invista em ferramentas que possibilitem o controle de horas trabalhadas de forma mais efetiva. Além disso, é importante cultivar na mente dos colaboradores a importância de registrar suas entradas e saídas corretamente para que não tenham problemas ao final de um mês.

 

3. Atente-se às mudanças

Você também deve ficar antenado às mudanças que ocorrem no universo trabalhista. Seja em questão de novos softwares e sistemas de gestão de folha de pagamento, quanto nas alterações que ocorrem na legislação trabalhista, nos acordos e convenções coletivas.

 

4. Tenha uma boa política de cargos e salários

Você precisa elaborar uma política de cargos e salários que é facilmente compreendida pelos colaboradores, de modo que eles entendam o porquê de sua remuneração. Quando esse processo é bem instalado ele garante que os colaboradores busquem melhorar seu próprio desempenho para que consigam galgar posições mais elevadas na empresa, consequentemente, melhores salários.

 

Logo, sua empresa será beneficiada com uma equipe mais focada, determinada e comprometida com o seu crescimento profissional, consequentemente, o da empresa.

 

5. Mantenha os dados atualizados

A manutenção de dados atualizados é essencial para uma boa gestão de folha de pagamento. Sem esses elementos é impossível gerenciar de forma otimizada essa área da empresa, além de abrir margem para o cometimento de erros no fechamento da folha, bem como na apuração dos tributos incidentes sobre ela.

 

A manutenção de dados atualizados passa, impreterivelmente, pela utilização de um bom e eficiente sistema de gestão de folha de pagamento, que também precisa ser atualizado e atender todas as necessidades do seu negócio.

 

Por fim, além de cuidar da gestão da folha de pagamento, também é importante tomar cuidado para não cometer erros nesse processo, como a inclusão de verbas indevidas ou a falta delas, descontos calculados equivocadamente, além da atenção ao prazo de envio de declarações aos órgãos competentes.

 

Se você quiser continuar estudando sobre o assunto confira outro post que preparamos. Nele, mostraremos um pouco mais sobre os principais erros na folha de pagamento que devem ser evitados!

Cadastre-se para receber nossa newsletter.

Tenha acesso a informações, notícias e novidades sempre em primeira mão.

Pesquisa

Categorias

  • Finanças
  • Gente & Gestão
  • Gestão Empresarial
  • Governança
  • Tecnologia
  • Tributos

Mais lidas

Fechamento de balanço: saiba como fazer corretamente
Saiba as vantagens e desvantagens da Sociedade LTDA
Entenda o que é alavancagem financeira e como calcular
Quais empresas precisam elaborar a Demonstração de Valor Adicionado?
4 principais etapas para a elaboração de um projeto de investimento
7 cuidados que devem ser tomados durante a apuração do Lucro Real
Rocha & Montarroyos Consult
(81) 99349 3029
(81) 98844 8481

A Rocha & Montarroyos Consult é uma empresa certificada GPTW, reconhecimento concedido pelo Great Place to Work em 2023.

GPTW
SELO PQEC

  • Sobre a RM
  • Blog
  • Contato
  • Trabalhe conosco
Política de privacidade

2025 © Rocha & Montarroyos Consult - Todos os direitos Reservados

Elton Disner programador WordPress e criação de sites

  • Home
  • Sobre a RM
  • Serviços
    • BPO Contábil e Tributário
    • BPO de Folha de Pagamento
    • Soluções Tributárias
    • Controladoria Financeira Aplicada aos Negócios (CFN)
    • Soluções para o Agro
  • Blog
Privacidade e cookies:

Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de privacidade

Yes, I accept cookies