Para que uma empresa evolua é necessário se preocupar com a gestão de processos desenvolvidos. Essa é uma maneira de ter critérios definidos para facilitar a tomada de decisão e otimizar o tempo, ao padronizar as metodologias aplicadas.
Em outras palavras, esse tipo de gerenciamento leva ao maior aproveitamento dos recursos e promove melhoria contínua do negócio. É importante analisar os benefícios proporcionados por isso. Afinal, os desafios existentes no mundo corporativo exigem métodos organizados e alinhados ao objetivo da empresa.
Por essa razão, preparamos este post para você entender mais sobre o que é, como funciona a gestão de processos, quando fazer e principais vantagens. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é gestão de processos?
Esse conceito consiste na adoção de um conjunto de práticas voltadas para organização do fluxo de trabalho em uma empresa. Dessa maneira, é possível que a metodologia escolhida facilite o cumprimento dos objetivos corporativos.
O mesmo possivelmente não poderia ser dito sem a aplicação de uma gestão de processos. Isso porque esse gerenciamento é útil ao documentar, identificar, acompanhar e comandar processos internos. Logo, as ações executadas na empresa são sistemáticas, conforme os objetivos estratégicos do negócio.
Como funciona a gestão de processos na prática?
Esse tipo de gerenciamento funciona ao definir previamente ações e critérios adotados na organização. Por exemplo, ao criar um produto ou serviço, a gestão de processos deve delinear a equipe responsável por cada função, tecnologias necessárias, prazo etc.
Tudo isso ocorre de modo que os recursos (pessoas, equipamentos etc.) fiquem integrados, seja qual for o setor. O oposto a esse funcionamento é a gestão funcional, que separa as demandas por etapas e não integra os processos de trabalho. Desse jeito, a qualidade entregue pode não ser tão satisfatória.
Quando fazer a gestão de processos?
Esse gerenciamento pode ser aplicado no negócio em diferentes demandas da administração, como:
- mapeamento dos processos existentes para encontrar possíveis gaps, que podem afetar a produtividade;
- definição de indicadores de desempenho para saber se a estratégia implementada teve bons resultados ou precisa de ajustes;
- identificação de oportunidades de melhoria, para evitar desperdícios, retrabalho e outros riscos etc.
Quais são as vantagens de uma boa gestão de processos?
A adoção adequada da gestão de processos promove diversos benefícios a um negócio. Os principais deles são:
- diminuição de custos: esse gerenciamento verifica possíveis gastos desnecessários, atividades não lucrativas ou mal executadas;
- aumento da qualidade: ao padronizar ações, é mais fácil oferecer serviços e produtos com maior qualidade e que satisfaçam o público;
- tomada de decisão mais rápida: a gestão de processos oferece insights e embasamentos úteis para uma tomada de decisão rápida e segura.
Então, entendeu o que é e as principais vantagens? Mas antes de implantar esse tipo de gerenciamento na sua empresa é fundamental definir os objetivos e as estratégias da corporação de forma clara! Feito isso, o passo seguinte é criar uma governança para os processos, mapear a estrutura deles, propor melhorias e acompanhá-las constantemente.
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