A gestão tributária é um processo fundamental para administrar processos de qualquer setor empresarial, inclusive do agronegócio. Isso é importante não apenas para garantir o pagamento em dia dos impostos, mas também gerenciamento, planejamento, análise e controle de obrigações tributárias.
Isto é, a produção rural é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Na mesma medida que isso traz benefícios para o desenvolvimento do país, torna o setor mais complexo, também no aspecto tributário, exigindo um gerenciamento adequado.
Diante desse contexto, preparamos este post para esclarecer o que é, como funciona a gestão tributária no agronegócio, importância e diferenciais. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é a gestão tributária?
Esse conceito envolve a administração de processos relacionados aos tributos de uma empresa, como impostos, taxa de serviços públicos prestados ao contribuinte etc. Cuidar disso pode ser muito complexo, devido a extensa lista de tributos operados no país e da complexidade da legislação que os regula.
Por essa razão, existe uma gestão específica para cuidar dos tributos das empresas. Para otimizar e elevar a eficácia desse gerenciamento, é importante que cada setor tenha o seu, como no caso do agronegócio.
Isso porque considere também que esse segmento se torna cada vez mais complexo. Logo, o agronegócio pode ser impactado positivamente com a gestão tributária ao precificar mais estrategicamente os preços dos alimentos, por exemplo. Assim, o potencial competitivo do segmento é elevado.
Como funciona a gestão tributária no agronegócio?
Primeiro, é preciso saber quais são os tributos existentes para o funcionamento do agronegócio, como impostos, taxas e contribuições, além do faturamento do negócio, custos, despesas e investimentos. Ter essas respostas é útil para reduzir os custos tributários ao aplicar medidas legais.
Isso ocorre ao evitar o pagamento de valores indevidos e garantir conformidade com a legislação. Nesse sentido, é preciso de um planejamento tributário, que pode ser de curto, médio ou longo prazo. Seja qual for a escolha, é preciso que ele seja atualizado com frequência para garantir adequação à legislação brasileira.
Qual é a importância da adequada gestão tributária no agronegócio?
Como visto, o gerenciamento eficaz nos tributos do agronegócio é aliado do produtor rural. Isso porque ele pode oferecer oportunidades da redução da carga tributária através das análises da cadeia produtiva, fornecendo relatórios financeiros para tomada de decisão.
Além disso, a adequada gestão tributária no agronegócio é útil para eliminar possíveis riscos fiscais. Entre eles, imagine o não cumprimento do envio de uma declaração ou até mesmo o não creditamento sobre os gastos com despesas e insumos.
Quais são os diferenciais da gestão tributária no agronegócio?
Você já entendeu que a gestão tributária é importante em qualquer segmento. No entanto, existem diferenciais no agronegócio, como:
- recuperação de tributos pagos indevidamente ou a maior;
- maior controle das obrigações fiscais;
- opção pelo melhor regime tributário;
- estrutura societária mais adequada à atividade rural;
- suporte às decisões estratégicas comerciais e financeiras;
- revisão fiscal: consiste no mapeamento de todas as escolhas e as decisões tributárias do negócio etc.
Como visto, a gestão tributária no agronegócio tem particularidades que devem ser consideradas. Ao fazer isso, é possível obter diversos benefícios, entre eles, o cumprimento da legislação brasileiro e evitar o pagamento de tributos indevidos, por exemplo.
Produtor Rural, entendeu a importância do gerenciamento tributário para o seu negócio? A Rocha & Montarroyos é especialista em agronegócio. Agende uma reunião com a nossa equipe e conheça nossas soluções.
Quer acompanhar nossas atualizações de conteúdo? Nos siga nas redes sociais. Estamos no Instagram e LinkedIn!