Para manter a evolução contínua e aumento da competitividade do seu negócio, é importante investir em medidas que melhoram a sua performance empresarial. Basicamente, esse é um método de mensuração de resultados referente aos colaboradores de uma empresa, como os seus erros e acertos dos processos.
Sua aplicação impacta diretamente na busca por melhorias no fluxo produtivo e no desempenho de cada colaborador. Mas existem ações específicas que precisam ser aplicadas para aumentar essa performance. Continue esta leitura para saber quais são elas!
1. Analise os objetivos estratégicos da empresa
O primeiro passo é definir os objetivos estratégicos que serão atingidos com o melhor desempenho empresarial. Todas as medidas devem estar alinhadas com esses objetivos em mente, além disso ser fundamental para saber se as medidas atingiram os resultados desejados.
2. Promova autenticidade
Essa autenticidade diz respeito à relação entre os líderes e suas equipes. Há uma maior aceitação do feedback e do senso de responsabilidade entre os membros da equipe quando o relacionamento entre essas partes é genuíno. Além disso, os colaboradores passam a empenhar mais no trabalho e a alcançar metas ao se identificarem com a missão da organização.
3. Abra linhas de comunicação
Priorizar a comunicação entre os gestores e os colaboradores faz com que esses últimos se sintam valorizados, reconhecidos e inspirados a dar o seu melhor no trabalho. Por isso, sempre deixe canais abertos para que o pessoal tire dúvidas, sugira melhorias, informe problemas que precisam ser resolvidos etc.
4. Qualifique a equipe
A boa vontade para realizar as atividades não é suficiente para entregar resultados, pois muitos trabalhadores podem ser improdutivos pela falta de conhecimento técnico. A empresa deve investir em treinamentos, palestras e workshops que supram as lacunas de conhecimento de sua equipe.
5. Escolha e analise os processos
Não é viável alterar todos os processos da empresa simultaneamente, o que significa que o aprimoramento da performance deve priorizar as atividades que agregam mais valor ao negócio.
Depois de escolher os procedimentos que serão objeto da melhoria de desempenho, os administradores devem estudar minuciosamente como eles funcionam, quais são suas etapas, colaboradores responsáveis, documentos necessários etc.
Com essas informações, crie um diagrama — representação gráfica — do fluxo produtivo do processo e identifique quais mudanças contribuirão para o desempenho dos colaboradores.
6. Defina os KPIs e aplique as melhorias
Por fim, estabeleça indicadores-chave de desempenho (KPIs) para que você saiba se os efeitos desejados estão sendo alcançados. Ao aplicar essas métricas, é possível identificar gargalos, desperdícios, duplicidades, erros, entre outros problemas que prejudicam o desempenho da empresa e aplicar as devidas melhorias.
As vantagens de otimizar a performance empresarial
Seu negócio usufruirá de um amplo rol de benefícios ao seguir as nossas dicas. Entre elas estão:
- ajuda na produtividade: com menos erros, falhas e retrabalho, os colaboradores passarão mais tempo desempenhando atividades relevantes e estratégicas;
- desenvolve constantes melhorias nos processos: a empresa estará constantemente potencializando sua produtividade e eficiência;
- torna a comunicação mais clara: falhas de comunicação são minimizadas e todos os colaboradores trabalharão em busca dos mesmos objetivos;
- potencializa a satisfação dos clientes: a empresa entregará serviços, produtos ou soluções de maior qualidade, em um menor espaço de tempo e com melhor atendimento;
- maximiza o faturamento: com maior produtividade, eficiência e satisfação dos clientes, o negócio observará um significativo aumento de sua receita e lucros.
Como são os colaboradores que realizam as operações da empresa na prática, ter uma equipe motivada a alcançar suas metas é fundamental para o sucesso do negócio. Mas saiba que a melhoria da performance empresarial é um processo contínuo, ou seja, é importante que ele seja feito periodicamente para que o negócio se torne cada vez mais competitivo com o passar do tempo.
Fique atento aos conteúdos que publicamos nas nossas redes sociais! Siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!