Entenda o que é compliance trabalhista e suas vantagens

As questões trabalhistas devem ser analisadas com muito cuidado pelos empreendedores brasileiros, já que há muitos riscos que a empresa corre quando as ignoram, acarretando danos de difícil reparação às finanças do negócio. Uma estratégia eficiente para evitar esse tipo de problema é compliance trabalhista.

Se você quer saber mais sobre o assunto, leia este conteúdo em que explicamos seu conceito, seu funcionamento na prática e os proveitos adquiridos pela empresa ao adotar esse compliance. No fim, também esclarecemos o papel da consultoria na sua implementação. Confira!

O que é compliance trabalhista e como ele funciona?

Compliance é uma palavra em inglês que significa estar em conformidade ou agir de acordo com uma regra. De forma geral, o mundo corporativo relaciona esse termo com o cumprimento da lei anticorrupção — Lei n.º 12.846/2013 — já que foi a partir de sua vigência que as empresas passaram a investir mais nessa estratégia.

Entretanto, esse é um conceito amplo e envolve as obrigações ambientais, tributárias, regulatórias e muitas outras. Assim, o compliance trabalhista consiste em um conjunto de práticas que visam garantir a aplicação da legislação sobre o assunto, incluindo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Normas Regulamentadoras, Convenções Coletivas etc.

Com o auxílio de consultores especializados no assunto, os gestores montam um “Programa de Compliance”, que se trata de uma espécie de auditoria em que consultores identificam possíveis desconformidades, sugerem correções e promovem boas práticas na organização. Tudo é feito observando a ética, moral e a segurança dos colaboradores.

Quais são as principais vantagens do compliance trabalhista?

Implementar um procedimento de compliance trabalhista auxilia a empresa em diferentes vertentes, incluindo na governança da empresa. Entenda melhor os benefícios a seguir.

Melhoria da saúde financeira

A mais clara das vantagens é a saúde financeira, já que o compliance prevenirá futuras complicações que podem ocorrer na empresa. Processos trabalhistas de ex-colaboradores podem ser excepcionalmente prejudiciais às contas da empresa, sendo fundamental buscar alternativas que evitem sua ocorrência.

Por exemplo, se a empresa não disponibilizar e orientar os colaboradores sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) — quando exigido pela lei — os funcionários poderão sofrer danos à sua integridade física ou saúde, gerando multas e pagamento de indenizações à empresa.

Além disso, ela ainda arcará com advogados, papelada, condução e outras despesas envolvidas. Mas quando a empresa aplica medidas de compliance, ela minimizará ao máximo a necessidade de arcar com esses gastos.

Diminuição e mensuração dos riscos

Outra grande vantagem consiste na diminuição dos riscos de sofrer com sanções da Justiça do Trabalho, da Receita Federal ou Ministério do Trabalho por não respeitar suas normas.

Caso a empresa deva arcar com uma penalidade desses órgãos, ela saberá antecipadamente e poderá se preparar para fazer o pagamento, além de tomar as medidas para evitar que isso ocorra futuramente.

Satisfação dos colaboradores

Quando uma organização se demonstra correta, os colaboradores se tornam mais satisfeitos em trabalhar para ela, já que eles terão uma maior sensação de segurança e pertencimento, já que eles sabem que seus direitos são respeitados, além de ter boas condições de trabalho.

Atração e retenção de talentos

Os talentos são os colaboradores com perfil ideal para empresa, ou seja, eles se identificam com os valores do negócio e se empenham para o seu desenvolvimento.

A melhoria do ambiente de trabalho e cumprimento das normas trabalhistas é um dos principais fatores que ajudam tanto para atrair como contê-los.

Powered by Rock Convert

Ao retê-los, você conseguirá reduzir a rotatividade do negócio e, consequentemente, reduzir custos com demissões, contratações — cujo processo seletivo inclui divulgação do cargo, entrevistas, dinâmicas etc. — e treinamentos.

Aumento da produtividade

A produtividade é aumentada graças aos benefícios anteriores. Quando os funcionários estão mais satisfeitos com o negócio, eles engajam mais com a empresa e estão dispostos a bater metas, bem como entregar melhores resultados.

O fato do ambiente de trabalho ser melhorado é outro fator que impacta diretamente na produtividade, já que os colaboradores terão nível de estresse reduzido, melhor convivência entre si e harmônia nas atividades.

Melhoria da imagem da empresa

Programas de compliance também são fortes aliados para melhorar a imagem da empresa perante os consumidores, parceiros, fornecedores etc.

Quando os colaboradores estão mais satisfeitos com o negócio, eles também desejarão o sucesso da empresa e se tornarão promotores da marca, divulgando-a para seus colegas, amigos, familiares e nas redes sociais.

Os demais parceiros e fornecedores também visualizarão a empresa com maior profissionalismo, o que aumenta sua confiança e melhora seu relacionamento com outras organizações.

Maior facilidade de captação de recursos

Com o aumento dos ganhos e diminuição dos riscos, o compliance aumenta a probabilidade de sucesso de empresa no mercado, tornando o negócio mais atrativo para investidores. Isso ocorre pelo fato de eles investigarem os processos e histórico da empresa antes de alocar capital nela.

A captação de recursos com instituições financeiras ou bancárias também será facilitada, pois essas entidades constatarão que ela incorre em poucos problemas fiscais e judiciais em suas relações trabalhistas.

Vantagem competitiva

Por fim, todos esses benefícios resultam em uma grande vantagem competitiva ao negócio, pois ele conseguirá ter maior faturamento, segurança, atratividade e menos riscos que os demais concorrentes de mercado que não aplicam programas de compliance.

Tudo isso permite que sua organização se desenvolva mais rapidamente, tenha maiores lucros, retenha talentos e alcance a liderança em seu mercado.

Como uma consultoria pode ajudar nesse processo?

Consultoria é uma espécie de aconselhamento especializado cujo objetivo é de melhorar na gestão da empresa. Os consultores trabalhistas realizam o seguinte processo na empresa:

  • estudam a empresa, fazendo um diagnóstico de seus procedimentos;
  • buscam por falhas, gargalos processuais ou riscos;
  • propõem metas e soluções para os problemas;
  • traçam caminhos para atingir os resultados almejados.

Ao estruturar um programa de compliance trabalhista, o papel dos profissionais será o de fornecer todas as orientações necessárias para deixar o negócio em conformidade com a legislação. Eles aperfeiçoarão os processos, organizarão as contas para arcar com os encargos trabalhistas corretamente, entre outras medidas necessárias.

Para isso, será necessário ter o suporte de uma consultoria de qualidade. Portanto, conte com as soluções da RM Consult para obter informações confiáveis, relatórios regulares e reuniões periódicas sobre a gestão do negócio, garantindo a conformidade da sua empresa perante a lei.

O compliance trabalhista é crucial para a sobrevivência da empresa a longo prazo, já que os seus benefícios minimizam os riscos, melhoram suas oportunidades e aumentam sua lucratividade. Mas é necessário ter o apoio de uma boa empresa com experiência no ramo.

Quer receber análise por profissionais especializados, experientes e competentes no ramo? Converse agora com um de nossos consultores e receba todo o suporte necessário para garantir o sucesso da sua empresa!

× Como posso te ajudar?