Nem todo empreendedor está ciente de que a gestão societária envolve muito mais do que simples procedimentos legais para a criação da empresa ou para a sucessão de acionistas e cotistas. Essa área inclui processos contínuos que são essenciais para o desenvolvimento saudável do negócio ao longo de sua existência
Mais do que isso, é responsável pela adequação jurídica e tributária da organização. Nesse contexto, é essencial adotar boas práticas desde o início, mantendo-se atualizado sobre as alterações normativas e buscando seguir as melhores estratégias de governança corporativa.
Para ajudar, listamos 7 dicas e outras informações relevantes acerca do assunto. Confira!
O que a gestão societária engloba?
Boa parte da burocracia necessária para a criação jurídica e o atendimento de normativas que permitem o funcionamento de uma empresa está sob a competência da gestão societária. Via de regra, escritórios de contabilidade realizam essa atividade, podendo demandar a participação de advogados em apoio aos contadores.
Nesse sentido, ela envolve a organização tanto legal quanto tributária de um empreendimento, a fim de atender aos interesses dos sócios enquanto garante a correta aplicação das normas ou exigências municipais, estaduais e federais.
Começando a partir da definição do tipo empresarial e do modelo tributário, essa prática se estende durante todo o desenvolvimento da corporação, em procedimentos como o registro de movimentações, mudanças estruturais e patrimoniais, alterações na liderança, abertura de filiais, entre outras questões.
Por que deve ser um ponto de atenção?
Além da necessidade do cumprimento das normativas legais que envolvem a criação e o funcionamento de uma empresa, a gestão societária está diretamente ligada à governança organizacional, cujo impacto não é só jurídico, mas também ético.
Isso inclui gerar uma maior transparência para sócios e investidores, reduzindo atritos ou mal-entendidos que atrapalham o progresso do empreendimento. Outro efeito é a construção de uma imagem confiável frente ao mercado, abrindo oportunidades ou facilitando a obtenção de apoio diante de situações inesperadas.
Do ponto de vista prático, a gestão societária ajuda a reduzir erros e a aumentar a eficiência financeira da operação. Já sob a ótica estratégica, gera segurança e fornece uma visão tão ampla quanto honesta da realidade corporativa, aperfeiçoando a tomada de decisão.
Quais ações implementar para melhorá-la?
Uma boa gestão societária exige a aplicação de ações e cuidados específicos ao longo do desenvolvimento do negócio. Veja 7 dicas práticas de melhorias para implementar já e obter o aperfeiçoamento dessa área!
1. Estruturação do modelo corporativo e de governança
Ao abrir uma empresa, os aspectos estruturais e de governança são definidos. Ou seja, os sócios-administradores, os gestores, os tipos societários e o modelo jurídico, por exemplo, devem ser estabelecidos nesse momento.
Mas isso não é tudo, nem acaba por aí. Ao longo do andamento do negócio, é preciso realizar a manutenção desses elementos. Como efeito, a legalidade da operação e a transparência evitam conflitos futuros ou riscos jurídicos.
Na prática, é fundamental fazer atualizações ou renovações de contratos, certidões, procurações, alvarás e autorizações junto aos entes federativos ou órgãos responsáveis. Da mesma forma, mudanças na participação ou expansões demandam esse tipo de burocracia.
2. Planejamento estratégico tributário
O modelo tributário está ligado à estrutura empresarial, uma vez que cada tipo de organização tem certas opções ou obrigações nesse sentido. Assim, é definido na abertura do negócio. Porém, mudanças e melhores condições podem exigir adequações. Nesse caso, o planejamento estratégico deve ser atualizado para contemplar tais aspectos.
3. Manutenção e renovação do conselho administrativo e da liderança
As posições de liderança e de governança são outro aspecto do negócio que está sob o escopo da gestão societária. Afinal, tanto os sócios podem exercer essas posições quanto têm direito a influenciar a decisão de quem serão os administradores da empresa, diretores e membros do conselho administrativo.
Mudanças ao longo do projeto corporativo são realizadas para melhorar o andamento do negócio, garantindo que as decisões sejam tomadas de acordo com o que é ideal para os interesses da organização. Além disso, registrar e controlar os mandatos desses colaboradores é parte das atribuições da área.
4. Determinação de padrões de conduta e políticas de governança
Em complemento à formação de um grupo de decisores adequado, estão as políticas e os padrões de conduta que norteiam suas ações. Eles buscam parametrizar e balizar os processos de acordo com as normativas cabíveis, enquanto criam um elevado grau de segurança para todos os envolvidos.
5. Organização de controles e procedimentos internos
Todo o controle e registro das ações que envolvem a gestão societária ou que a influenciam precisa ser realizado com exatidão. Mais do que isso, eficiência e rapidez nesse ponto são cada vez mais necessárias no mercado atual.
Assim, estabelecer procedimentos indicando como cada atividade deve ser feita, acompanhá-los e adotar soluções que facilitem sua execução são melhorias que possibilitam organizar a área, eliminando erros que afetam negativamente o desempenho empresarial.
6. Avaliação periódica de desempenho
Todas as atividades listadas são ações a serem tomadas já na criação da empresa e mantidas ou melhoradas ao longo de seu desenvolvimento. Desse modo, é necessário saber quando aperfeiçoamentos devem ser feitos. Para isso, avaliar o desempenho da gestão societária em si e do negócio ajuda a obter indicativos de oportunidades de melhoria.
Desde métricas até a análise de cenários e situações contribuem para esse contexto, promovendo uma visão ampla da realidade do empreendimento. Um ponto essencial é fazer esse tipo de consideração em uma periodicidade específica, gerando um fluxo de trabalho.
7. Assessoria e consultoria com quem tem experiência
A melhoria da gestão societária e sua correta realização passam pela escolha do prestador de serviços certo para a função. A RM Consult atua nisso, garantindo um acompanhamento eficiente e preciso das questões.
A partir de uma abordagem baseada em muita análise e conhecimento dos diversos aspectos envolvidos, gera informação segura, promovendo decisões eficientes desde a abertura do negócio.
Dessa maneira, todos os processos e operações da área são realizados de acordo com os mais confiáveis métodos, a fim de garantir a minimização de riscos ou de falhas que possam prejudicar o empreendimento.
A gestão societária é uma tarefa central da administração de um negócio saudável, confiável e transparente. Portanto, implementar ações que a melhorem torna os processos estratégicos mais eficientes e aumenta a capacidade da organização de se relacionar com os sócios, os investidores ou o mercado.
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