O PGDAS Simples Nacional é um sistema integrado no rol de obrigações das empresas optantes pelo regime do Simples Nacional. Além de saber utilizá-lo, é importante estar atento aos prazos e cuidados no preenchimento e envio de informações.
Neste artigo, trouxemos informações gerais sobre o uso do PGDAS, na prática, e orientações específicas para quem quer trazer mais segurança fiscal, contábil e financeira para os seus negócios. Confira!
O que é o PGDAS Simples Nacional?
O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS) é um programa utilizado pelas empresas optantes pelo regime de tributação do Simples Nacional no Brasil.
Para entendê-la, é preciso compreender melhor como funciona o regime tributário simplificado do Simples, que tem como principais características a unificação de tributos recolhidos pela empresa contribuinte em uma guia de pagamentos única.
No PGDAS-D, sistema disponibilizado pela Receita Federal, as empresas optantes pelo Simples conseguem realizar a apuração dos tributos devidos, a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e, consequentemente, o pagamento dos valores.
Como o PGDAS deve ser usado?
As empresas optantes pelo Simples Nacional pagam, em uma única guia, impostos federais, estaduais e municipais, como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ),a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL),o PIS/Pasep, a Cofins, o IPI, o ICMS, o ISS, entre outros.
Mensalmente, as empresas acessam o PGDAS para calcular e recolher os tributos devidos. O sistema considera a receita bruta acumulada nos últimos 12 meses e a alíquota correspondente à atividade da empresa para determinar o valor que deverá ser pago.
Passo a passo para emissão de guia no PGDAS-D
Até o dia 20 do mês seguinte da apuração, independentemente de haver movimentação financeira na empresa, é necessário acessar o site e emitir a respectiva guia.
Usar o PGDAS-D é fácil, primeiro, você precisa acessar o sistema do Simples Nacional utilizando o seu certificado digital ou um código de acesso específico que pode ser gerado informando o CNPJ da empresa. A seguir, mostramos o passo a passo de todo o processo:
- acesse o site do Simples Nacional;
- clique na opção “PGDAS-D e DEFIS” no canto direito da tela;
- realize o login utilizando o código de acesso ou certificado digital;
- depois de logado, escolha a opção “Regime de Apuração”;
- após, clique no botão “optar”;
- em seguida, selecione a opção “Regime de Apuração de Receitas” e informe o ano-base da emissão;
- agora, basta indicar qual será o regime da apuração (competência ou caixa);
- finalize o processo selecionando a opção “salvar documento”.
Por que as empresas devem ficar atentas ao uso do PGDAS?
Erros no cálculo e pagamento de tributos podem causar problemas para as empresas. Por isso, é importante que elas estejam atentas na hora de utilizar o PGDAS.
As regras e alíquotas podem variar, razão pela qual é indicado verificar a legislação vigente aplicável ao seu negócio. Sempre que tiver dúvidas, é interessante procurar o auxílio de profissionais contábeis para garantir o correto cumprimento das obrigações fiscais.
Portanto, o PGDAS-D Simples Nacional é um sistema que faz parte do dia a dia das empresas optantes pelo Simples. Saber utilizá-lo adequadamente traz segurança fiscal e contábil para o seu negócio. Sempre que tiver dúvidas, busque orientação de consultores contábeis.
Se você precisa de ajuda, entre em contato conosco para obter orientações personalizadas e resolver suas dúvidas. Nós somos especialistas no assunto e temos uma equipe pronta para te atender.